Instalar ensino superior no Fundão é, mais que um sonho, um legítimo anseio da nossa população. Sabemos onde e como o fazer cumprir.
Não chamaremos apressadamente câmaras de televisão para dar estrondo ao atirar para outros as culpas e insuficiências próprias, mas iremos onde for preciso e estamos já a munir-nos das armas adequadas para afirmar que a nossa terra não só merece como é credora da reparação dessa injusta privação.
Afirmar que aqui temos e saberemos criar condições tão idóneas como as de qualquer outro território,
que não pediremos o favor de uma benesse – exigiremos o cumprimento de grave dívida.
.
Faremos candidaturas com fundamentação legal, técnica e política – e já temos no terreno profissionais da ciência, da técnica e da experiência a estudar a formalização das nossas petições.
.
O Fundão não quer apenas – tem direito a acolher, como bem sabe, a universidade que por definição e natureza lhe pertence em boa parte.
Lutaremos por ela, até ao sacrifício se necessário for;
convocaremos as forças que por direito e obrigação são nossas aliadas;
lançaremos mão do direito natural e do Direito positivo, porque ambos nos assistem.
Usaremos da racional oferta de complementaridade e mais-valia das potencialidades naturais do Fundão à expansão logística e consolidação de prestígio da Universidade da Beira Interior, com o sentido de ser mais a universidade da Beira Interior e mais afirmada instituição.
.
(do Manifesto da candidatura PS / Todos por Todos)