A actividade dos vereadores eleitos na oposição será acompanhada no blog Fundao Sempre

12/10/2009

Continuar, com o mesmo optimismo construtivo

Está feito o escrutínio das propostas apresentadas ao Fundão para os próximos 4 anos. O Povo ditou a sua vontade e escolheu o rumo a seguir no futuro imediato.
A nossa proposta foi minoritária na vontade dos eleitores. O futuro que agora começa será o que essa vontade soberanamente escolheu.
Em primeiro lugar, é nosso dever saudar os vencedores - todos eles, sejam de que partido ou orientação forem. Essa saudação compreende a felicitação de todos os eleitos para a Assembleia Municipal, a Câmara Municipal e as Assembleias de Freguesia do Concelho. Ao mérito de terem demonstrado serem quem melhor soube interpretar a vontade que legitima o exercício do poder, acumulam agora a honrosa responsabilidade de conduzir os destinos da nossa terra. Que o façam com a inspiração e o desempenho que já na campanha provaram ter - e também com a colaboração de todos, a compreensão popular, a ajuda da crítica leal e construtiva e, porque não dizê-lo, com a sorte dos tempos que agora começam. O nosso concelho agradecer-lhes-á.
Permitirão todos os demais um cumprimento especial ao Dr. Manuel Frexes, lider do partido mais vencedor e principal responsável pelo rumo que o Fundão tem presentemente e que o Povo agora sufragou de forma expressiva. Meu principal adversário até hoje, é de ora em diante o Presidente da Câmara do meu concelho e isso basta para lhe desejar um mandato profícuo, sucedido e de prosperidade para os fundanenses. Na sua pessoa saúdo também a equipa que o secundará na condução do concelho, a quem igualmente desejo a melhor sorte na decisão dos destinos do Fundão nos próximos 4 anos.
Aos que não foram eleitos mas tiveram a coragem e o espírito cívico de sonhar, pensar, debater e doar o melhor de si em nome da esperança de melhorar a nossa terra, uma sincera e afectuosa homenagem - e o voto de que continuem a cumprir esse sonho de participação livre e generosa, intervindo sempre e cada vez mais empenhadamente para o progresso do concelho.
A todos os que me acompanharam, me ajudaram e tornaram possível o cumprimento do grave dever de tudo darmos pela terra que nos tem dado tudo, manifesto o agradecimento na forma mais solene e amiga: a promessa de os guardar sempre no espaço do meu coração que está reservado aos mais íntimos e amigos, tal como aos ensinamentos que sentida e eloquentemente me deram. A esses - militantes socialistas e fundanenses amantes da sua terra, qualquer que seja a sua orientação partidária ou ideológica - fico a dever o mais significante e honroso período da minha vida de cidadão. Bem hajam por isso e pela pureza com que o fizeram em nome do Fundão.
Ao Secretariado Concelhio do PS, à Juventude Socialista e a todos os outros jovens, com cores diversas ou sem cor definida, que trouxeram à nossa campanha o mais significativo apoio, não só de alegria mas também de inteligência, força e pureza democrática, deixo a expressão da maior saudade que me fica desta tenebrosa mas fascinante aventura que foi defrontar o derrotismo e o conformismo de ideias caducas e corruptas - e tê-lo feito sempre com tolerância, espírito persuasor e pedagógico e boa fé de discussão com um sorriso de respeito, mesmo quando essa nossa atitude de diálogo foi aproveitada pelos favorecidos por uma espécie de duce para nos insultarem, para arremessarem falanges totalitárias contra o nosso bom nome e até destilarem intolerância e arrogância para dizerem que éramos nós os maledicentes e pessimistas só porque denunciávamos factos desonrosos que estavam à vista de toda a gente mas era conveniente que se mantivessem no silêncio. Dos jovens recebi o mais nobre exemplo de quem acredita e se dispõe sacrificar-se para que um dia possam ter emprego e triunfar na vida os que têm mérito e qualidades de trabalho, em vez dos que vendem a dignidade ou renunciam à liberdade própria, submetendo-se a uma escravidão que é a mais aviltante, a do penhor do livre pensamento. A estes magníficos jovens que sempre sublimaram a indignação com a perseverança, fico a dever o cumprimento desta certeza de ver ainda com eles esse mundo de gente livre, forte e honrada que eles anseiam e que solenemente lhes asseverei estar no horizonte. À tristeza que lhes vi esta noite na hora em que a mentirosa soberba nos quis humilhar, fico a dever a única e mágica esperiência de saborear lágrimas de água doce e vislumbrar no palpitar de corações em pungente dor o frémito da eclosão da sociedade nova. Abençoado Amor que trouxeram a um solo que só lhes impõe sacrifícios. Abençoada Paixão por uma causa que só lhes tem imposto provações. Abençoado prodígio da certeza de um futuro luminoso!
Aos meus companheiros de candidatura à Câmara Municipal e à minha família, que hoje sinto confirmados como um ente único e uno, dirijo a mais singela mas íntima homenagem: o sincero reconhecimento de me terem dado a síntese de todos os bons sentimentos que a Vida pode proporcionar.
Finalmente - porque os últimos serão sempre os primeiros - aos fundanenses, das cidades, vilas e aldeias, do território que vai do Escarigo à Soalheira e da Mata da Rainha a Janeiro de Cima, a todos os habitantes da pátria beirã que me deu a luz e que escolhi para berço, escola e enxada dos meus filhos - a esses uma só expressão de sentimento: a gratidão. E uma só atitude: a reafirmação do juramento de que venho dar à minha terra tudo o que sei e posso dar, com o sentido de mais não fazer do que cumprir uma estrita obrigação, mais não fazer do que pagar uma dívida de imensa gratidão à terra que me deu tudo o que tenho e o que sou. Com o mesmo amor e a mesma abnegação de sempre, assumirei o lugar de vereador desde que o Partido Socialista mantenha a confiança que em mim depositou há ano e meio. Com a inspiração e o conselho que continuarão a ser-me dados pela equipa que comigo se candidatou, eu e o meu colega de vereação cooperaremos responsável e lealmente com quem personifica o projecto que os munícipes sufragaram, com o escrúpulo de sermos fieis tradutores e intérpretes daqueles que nos confiaram o seu voto. Com o mesmo rigor e o mesmo optimismo construtivo do projecto que a equipa de trabalho por mim coordenada vos apresentou e convosco aperfeiçoou continuamente. Continuaremos ao vosso serviço, sem desfalecimentos nem cansaços - e mais honrados nos sentiremos daqui a 4 anos.
O Fundão vai ganhar!
António Leal Salvado (madrugada de 11/12.Out.2009)