A actividade dos vereadores eleitos na oposição será acompanhada no blog Fundao Sempre

09/06/2008

Anúncio do Candidato




.
Senhores Jornalistas:
.
Agradecemos a vossa presença neste acto breve e informal, convocado em circunstâncias que reclamaram a vossa atenta eficácia e exigiram por certo algum esforço de agenda. É nosso dever saudar essa atenção, essa eficácia e esse esforço da vossa parte – e esperamos que no final da declaração que temos para vos fazer, não só compreendam as nossas razões mas sobretudo dêem por bem empregue a vossa cuidada atitude.
.
A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista inicia hoje e neste acto o cumprimento de um dever do PS enquanto estrutura política com a responsabilidade de pensar e trabalhar empenhadamente pela permanente construção que é a vida colectiva, mas também a gratificante consolidação de um passo na luta pela prosperidade e pelo bem-estar dos nossos concidadãos. É que, feita a ponderada reflexão sobre o Presente do nosso concelho, concluímos a preparação de uma primeira fase do que consideramos a mais importante batalha cívica do Fundão no futuro mais próximo: a designação do candidato a cabeça de lista à eleição do principal órgão executivo do Concelho do Fundão que terá lugar no próximo ano. Está concluída esta fase, uma fase preambular, digamos, mas uma fase da maior importância para o bom contributo do nosso partido na vida da nossa terra e, por isso, no bem-estar do nosso concelho no futuro mais imediato.
.
O cargo de Presidente da Câmara Municipal é apenas o cargo de um dos membros e de apenas um dos órgãos a quem cabe trabalhar para assegurar o fazer da História do concelho. Mas é o do coordenador de uma equipa, do primeiro responsável pela coesão, pela eficácia e pela garantia dos princípios e dos valores que hão-de nortear todo um grande grupo de autarcas que nas 31 freguesias do concelho terão a honrosa mas grave responsabilidade de gerir a res publica – que o mesmo é dizer as necessidades, as esperanças, os anseios, os projectos e os sonhos de toda uma comunidade.
.
Por isso vos confessamos que esta fase preambular que hoje damos por concluída – a da escolha do candidato à presidência da nossa Câmara Municipal – foi para nós uma longa fase de auscultação da população do concelho e do seu sentir, de consulta do pensamento e do ideário da generalidade dos munícipes, de procura da melhor solução para o serviço que devemos aos nossos concidadãos – enfim, de muito trabalho, de trabalho muito atento, muito ponderado, muito sereno, muito paciente, mas também muito entusiástico, apaixonado e a final muito gratificante.
.
Temos a designação do nosso candidato à presidência da Câmara Municipal do Fundão no acto eleitoral de 2009. E estamos felizes porque temos o candidato que queríamos ter. E ainda mais com o sentimento de um primeiro dever cumprido, por estarmos convictos de que é o candidato que a generalidade dos fundanenses há muito queria ver na presidência da Câmara.
O nosso candidato não é filiado no partido socialista, nem é profissional da política. Mas é um homem de profunda paixão pela sua terra – e uma paixão que é de sempre e que sempre pôs acima de todos os seus próprios interesses; é um homem de trabalho – e que durante toda a vida escolheu o Fundão como sua oficina principal; é um homem de convicções firmes e princípios sólidos – mas um homem que sempre tem feito do diálogo, da tolerância e da disponibilidade para todos a sua divisa. É um homem desde sempre disponível para a sua terra e os seus concidadãos: dirigindo e orientando empresas, associações e instituições, tem criado mais-valia e sucesso e acima de tudo, contagiado com entusiasmo, optimismo e esperança todos os que têm o privilégio de o acompanhar nas ideias e nos projectos em que participa e que francamente compartilha.
.
Escolhemos, portanto, um fundanense de corpo e alma, um cidadão de corpo inteiro, um amante da nossa terra, a terra que escolheu para fazer a sua vida e educar os seus filhos. Uma terra que escolheu para dar o muito que tem dado de si, sem jamais pedir ou esperar da vida pública outra coisa do que trabalho, esforço e o conforto moral do bem-estar dos seus concidadãos. Nisso estamos, ele e o Partido Socialista, sintonizados. Estamos, ele e o PS, irmanados na preocupação do muito que é preciso fazer pela melhoria da vida dos fundanenses, mas também na certeza de que o concelho do Fundão é um concelho de gente de bem, de cidadãos trabalhadores e criativos, de mulheres e homens capazes e dignos da esperança de um concelho com riqueza de tradições e potencial de futuro.
.
O candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal do Fundão será, no acto eleitoral do próximo ano, António Leal Salvado.
.
Por sua escolha, este anúncio é feito no dia 9 de Junho, dia do Concelho do Fundão. Para ele e para nós, o simbolismo da data é o primeiro sinal do espírito central desta candidatura. Com uma já apaixonante base de trabalho e uma já honrosa base de apoio intelectual, técnico e cívico, começará hoje mesmo a marcha de um projecto programático aberto à inteira participação de todos os fundanenses, independentemente das suas diversas e livres ideologias. O trabalho e o respeito de todos os fundanenses terão como destino todos os fundanenses. O tempo que hoje começa vai ser, confiamos, tempo de fazer do Fundão uma cidade tão atractiva como no passado, mais bela do que no presente, mais singular e próspera no futuro que se quer próximo; um concelho fiel à sua História e à sua identidade, mas criativo, produtivo, próspero.
.
Esta candidatura tem como divisa TODOS POR TODOS. Tem como objectivo um novo paradigma na gestão autárquica e na vida dos cidadãos.
.
Estejam atentos. Os sinais de um concelho com corpo mais forte e alma mais pura não tardarão a aparecer. Os projectos concretos mas vastos, ambiciosos mas criteriosos, não pararão de crescer.
.
* Comissão Política Concelhia do PS / 9.Jun.2008